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Corpo Clínico

Amanda Barroso

Biografia

Amanda Barroso

Sempre foi apaixonada por música e Psicologia, profissão esta que escolheu quando cursava o 5º ano do ensino fundamental. Durante o curso, encantou-se com os processos cerebrais e a forma que o corpo funcionava, interessando-se pelos transtornos psiquiátricos. Formou-se em Psicologia em 2010, pela Universidade de Fortaleza.  Atuou como psicóloga escolar durante um ano e dedicou-se ao que mais gostava de fazer: estudar o cérebro e seus processos, entrando na Pós-graduação em Neuropsicologia da Unichristus, adquirindo o título de especialista no ano de 2014 com um trabalho sobre Esquizofrenia, análise do comportamento e reabilitação neuropsicológica. Como gostava bastante de estudar sobre esses processos, entrou para o Mestrado em Ciências Médicas na Universidade Federal do Ceará para estudar os fenômenos relativos ao ciúme, concluindo em 2016. Durante o mestrado, descobriu que gostava de lecionar, ensinando sobre Psicologia Médica para os alunos do curso de Medicina da UFC, atuando, posteriormente, em graduações de Psicologia de outras universidades, ministrando disciplinas de Análise do Comportamento, Supervisão clínica, Etologia, Avaliação psicológica e Psicodiagnóstico. Também entrou para o corpo docente do curso de pós-graduação em Neuropsicologia na Unichristus. Além disso, foi supervisora clínica na especialização em Terapia analítico-comportamental na Universidade de Fortaleza. Uma de suas outras paixões, a análise do comportamento, permitiu que ela fizesse parte de um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, no qual atua gravando um Podcast (AcearáCast) sobre análise do comportamento junto com psicólogos da área. Atualmente, é professora da graduação em Psicologia da Unichristus, da pós-graduação em Neuropsicologia e em Neuropsicodiagnóstico da mesma instituição, e da especialização em Terapia Analítico-comportamental oferecida pelo Núcleo Tríplice. Atua na clínica com avaliação neuropsicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos, utilizando diversos recursos, inclusive, uma de suas paixões, a música.

 

PSICOTERAPIA SOB ENFOQUE DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

A análise do comportamento é uma abordagem da Psicologia que entende o indivíduo como um todo, analisando suas relações e buscando compreender como tais relações se estabeleceram e porque ocorrem no presente. O analista do comportamento pode atuar na área clínica, educacional, organizacional/ trabalho, hospitalar, entre outras, realizando avaliações funcionais e planejando intervenções. A avaliação funcional é uma das ferramentas chave para o psicólogo analista do comportamento, pois é a partir dela que se faz possível investigar as causas para um comportamento estar ocorrendo. Para essa abordagem, um comportamento é qualquer interação do indivíduo com o seu ambiente, de forma que sentimentos, pensamentos, emoções e sonhos são estudados e analisados enquanto comportamentos. A postura do terapeuta é ativa, de forma que pode realizar intervenções durante o atendimento.

 

NEUROPSICOLOGIA

A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que estuda os processos cerebrais e suas interações com o comportamento humano. O neuropsicólogo pode atuar com avaliação neuropsicológica e reabilitação. A avaliação neuropsicológica é a ferramenta utilizada para investigar as funções cognitivas e as emoções, e relacioná-las ao comportamento. São realizadas diversas atividades com o paciente (perguntas e respostas, desenhos, trabalhos manuais, jogos, etc.) para investigar funções como atenção, memória, linguagem, habilidades numéricas, capacidade de planejamento, entre outras. Os resultados da avaliação irão indicar as áreas preservadas e o que está com déficits, com indicações dos tratamentos necessários. Dentre os tratamentos, pode ser necessária a reabilitação neuropsicológica. Esse procedimento visa melhorar a qualidade de vida do paciente, auxiliando na adaptação em relação às funções que estão em déficit. São realizadas atividades de acordo com cada caso, sendo um processo personalizado. Pessoas com dificuldades de atenção, memória, para se comunicar, de fazer cálculos, leitura, expressar emoções, dificuldade na interação com outras pessoas, suspeita de transtorno do espectro do autismo, Alzheimer, demência, após acidente vascular encefálico, entre outras, deve procurar uma avaliação neuropsicológica.

 

PSICODIAGNÓSTICO

O psicodiagnóstico é um processo que visa investigar o funcionamento psicológico do indivíduo, buscando compreender suas relações com o meio, características da personalidade e habilidades, buscando observar se aparecem psicopatologias ou não. São realizadas atividades a fim de investigar esses fatores, como jogos, perguntas e respostas, desenhos, etc. Pode ter diferentes objetivos e vai depender de cada caso e de quem solicitou o Psicodiagnóstico. Deve ser buscado quando há mudanças no comportamento que estejam dificultando as atividades cotidianas, por exemplo: queda no rendimento escolar/ ocupacional, choro e/ou tristeza, ansiedade/ agitação, fobias, regressão, entre outras. Ao final do processo, um laudo psicológico é entregue ao paciente com todas as informações referentes à avaliação, bem como os encaminhamentos necessários.

 

ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO INFANTIL

O atendimento infantil diferencia-se dos demais por adotar técnicas lúdicas, ou seja, atividades que estão relacionadas ao mundo de brincadeiras e fantasias das crianças. Através do brincar, é possível observar diversas características emocionais, cognitivas e sociais, de forma que é uma excelente forma de o psicólogo ter acesso a esses processos. Não apenas brinquedos são utilizados, mas jogos, música, videogame, filmes, leitura de livros, desenhos, pintura, entre outras atividades também são fonte de estimulação. Além disso, é uma ótima forma de o psicólogo criar vínculo com a criança, fator imprescindível para que o processo de avaliação e/ou intervenção ocorra.

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