gratular

Corpo Clínico

Gisele Vasconcelos Serpa Dantas

Biografia

Gisele Vasconcelos Serpa Dantas

Antes mesmo de ingressar em Medicina, já era fascinada pelo estudo da relação entre a mente, a fisiologia cerebral, o pensamento, o comportamento e as emoções,vislumbrando optar pela Psiquiatria, como especialidade almejada, após conclusão da graduação.
Dentre todas as áreas médicas, a Psiquiatria sempre foi inspiradora, pela possibilidade de se conhecer o paciente em sua magnitude, dedicar muito tempo durante a consulta para a escuta não punitiva, sem julgamentos e empática. Promover um tratamento humanizado, individualizado, em que as queixas do paciente são realmente acolhidas, buscando integração bio, psico e social, priorizando a funcionalidade de forma global.

É de significativa importância proporcionar educação em saúde, não só ao paciente, mas também aos seus cuidadores e familiares, visando contribuir, cada vez mais, para redução do estigma que a Psiquiatria, a Saúde Mental, os Transtornos Mentais e, principalmente, os portadores de sofrimento mental enfrentam.

Desde o início da Residência Médica, em 2009, além dos estudos da própria residência, com ambulatórios e enfermarias especializados, discussões de casos e artigos, aulas e seminários, além de publicação de trabalhos, artigos e capítulos de livros, buscou imergir no estudo e na prática da psiquiatria, com objetivo de ampliar a experiência na área. Atuou como médica plantonista em clínicas e hospitais psiquiátricos da cidade, englobando conhecimentos em psiquiatria de forma global, estreitando o contato com o paciente e seus cuidadores.

Trabalhou como plantonista de psiquiatria na Clínica Bom Viver, na Clínica de Saúde Mental Professor Nelson Pires e no CAPS II de Águas Claras, e por último, no Espaço Holos, atualmente Holiste, referência em internamento psiquiátrico humanizado no Norte-Nordeste, todos na cidade de Salvador, Bahia.

Dois pontos chaves de sua residência merecem destaque. Um deles foi a experiência em Eletroconvulsoterapia, realizada pelos próprios residentes, no primeiro e terceiro anos da residência médica. O método é existente em poucas residências de Psiquiatria do Brasil, considerado padrão ouro no tratamento de alguns transtornos específicos, tais como esquizofrenia catatônica, estupor depressivo, mania ou depressão graves em idosos ou gestantes, risco de suicídio grave, dentre outras. O segundo foi o ambulatório do CETHA, referência nacional de estudos sobre os Transtornos de Humor, sendo a coordenadora, a presidente atual da ABTB – Associação Brasileira do Transtorno Bipolar, a Dra Angela Scippa.

Em 2012, assumiu o cargo de médica psiquiatra do Hospital Geral do Exército de Fortaleza, ocupando a função de chefe do Serviço Psiquiatria até janeiro de 2018. Lá, atuou nas áreas clínica, ambulatorial, inter-consulta, no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de realizar perícias nas áreas civil, administrativa e criminal.
Atualmente, é diretora clínica da Gratular | Centro de Neurociências, que prestará cuidados em psiquiatria em todas as suas sub-especialidades e será inaugurado em abril de 2018.

Realiza atendimento psiquiátrico de adolescentes, adultos e idosos. Atende pacientes de plano de saúde  (UNIMED) e particulares. Realiza exames periciais nas áreas cível, previdenciária, administrativa e criminal, além de visitas domiciliares e interconsultas hospitalares.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial