gratular

Corpo Clínico

Waleska Nunes De Albuquerque

Biografia

Waleska Nunes De Albuquerque

Desde a infância almejou trabalhar na área da saúde, quando estava se preparando para ingressar em uma carreira profissional, se deparou com um texto explicando o que era Terapia Ocupacional, foi o bastante para se apaixonar e decidir sua profissão.
Há 22 anos é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com honra ao mérito acadêmico de primeiro lugar da turma, em 1995, assim foi premiada com uma bolsa para trabalhar no Núcleo de Atenção Médica Integrada da UNIFOR, no ano de 1996, atendendo crianças, adultos e idosos nas esferas: psicossocial; cognitiva; mental, neuropiscomotora e, ainda, neurofuncional.
Sua segunda atuação como Terapeuta Ocupacional foi no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP-UFC), por nove anos, dedicando-se às crianças com múltiplas deficiências ou de risco para o desenvolvimento infantil.

Em 2006, ingressou nas fileiras do exército brasileiro como Oficial Técnico Temporário, com zelo e responsabilidade, foi chefe do Setor de Terapia ocupacional do Hospital Geral do Exército de Fortaleza – HGeF, realizando atendimentos ambulatoriais nas áreas de psiquiatria, neurologia, geriatria e traumatologia, no corrente ano, obteve excelente desempenho obtido na pesquisa de satisfação do usuário, na área técnica, com grau 95% de satisfação do hospital. Em 2014, recebeu Referência Elogiosa (1º Tenente), após 08 anos de profícuos trabalhos realizados. Atende particular no consultório e em domicílio, com larga experiência profissional em Estimulação sensório/motora, Cognitiva, de Memória, de Atenção/ Concentração e em Desempenho Ocupacional: do Idoso (fundadora do GRUPO-VIVERBEM do Hospital Militar – HGeF, em 2006 e Participação no Aprimoramento do Sistema de Excelência com o projeto Grupo Multiprofissional da Terceira Idade, em 2012); da criança com dificuldade de aprendizagem e/ou déficit de atenção, dentre outros diagnósticos (Membro do Grupo de Atendimento Multidisciplinar à Infância- GAMI, em clínica particular por doze anos), e da Mulher Mastectomizada (Coordenadora do Grupo de Apoio a mulheres com diagnóstico de Câncer de mama do ambulatório de mastologia do Hospital Geral de Fortaleza, desde 2013).

Participou de simpósios e eventos como membro de comissão organizadora e/ou coordenadora ou, ainda, palestrante; é autora do capítulo 2, do livro UNINTER – Estudos científicos contemporâneos desenvolvidos por discentes, orientadores e docentes na Universidade Paraguaia em 2017 – vol 1 e de trabalhos científicos. Hoje é Servidora Pública do Hospital Geral de Fortaleza desde 2011; doutora em Saúde Pública pela Universidad Internacional Tres Fronteiras (UNINTER-2017); mestra em Saúde da Criança e Adolescência pela Universidade Estadual do Ceará, em 2004; especialista em Ontogênese da Motricidade pela Universidade de Fortaleza, em 1997 e Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Geral de Fortaleza, desde 2015. Realiza orientações e supervisões de trabalhos de conclusão de cursos de graduação, especialização e de residência multiprofissional em neurologia. Atua, mediante aperfeiçoamento, em abordagens Neuroevolutiva; Pisconeurológica Neuromuscular; fenomenológica e com Integração Sensorial.

TERAPIA OCUPACIONAL

Terapia Ocupacional é um tratamento de saúde que se utiliza de atividades dirigidas, objetivando estimular, desenvolver e/ou reabilitar habilidades de cunho perceptivo, cognitivo, sensório – motor, emocional e social. Após uma avaliação do paciente, é traçado o plano de tratamento visando trabalha os problemas identificados e melhorar consequentemente o desempenho nas atividades cotidianas (alimentação, vestuário, higiene e locomoção) e instrumentais (trabalho, escola, atividades sociais, etc). Somente após a avaliação do indivíduo é que são selecionadas as atividades específicas para cada caso. A atuação é em todas as áreas da saúde, prevenindo e/ou tratando e, ainda, todos os grupos etários com diagnóstico de doenças agudas ou crônicas. Na Gratular, será atendido paciente com dificuldades sensório motor (Parkinson, lesão de nervos ou trauma (MMSS), AVC…), com deficiência mental, TDAH, dificuldades de atenção e concentração, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor (bebês), dificuldades escolares (padrão de escrita, incoordenação em atividades finas), dificuldade de aprendizagem, dificuldade de memória e concentração (secundário a depressão, transtorno de estresse, de ansiedade ou não) demências no idoso (senil, vascular, Alzheimer…), dentre outros.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial