Transtorno do Espectro Autista (TEA)

18 de fevereiro de 2020 superadmin

O que é?

O TEA é caracterizado pela alteração do neurodesenvolvimento, com déficits específicos em:

– Linguagem, com dificuldade de expressão e comunicação (dificuldade de entendimento de palavras, perguntas, brincadeiras, repetição de palavras e frases sem sentido ou significado, etc);

– Socialização, com baixo índice de interação social (pouco ou nenhum interesse em se relacionar com outras pessoas, evitação do contato visual, ausência de envolvimento emocional), isolamento social (vivendo em um universo individual e particular);

– Padrões de movimentos repetitivos e estereotipados, como bater palmas, estalar os dedos, movimentação da cabeça ou dos membros, dentre outros;

– Perfil de interesses restritos, como obsessão por um determinado assunto, como esporte, carros, números, animais, etc.)

A caracterização como espectro autista significa que a síndrome se manifesta em ampla gama de intensidade, variando desde casos bem graves, com retardo mental associado, até o autismo de alto funcionamento, no qual o paciente apresenta bom funcionamento da linguagem e da inteligência, com ilhas de capacidades cognitivas.

Não foi estabelecido um consenso sobre a origem e os causadores do TEA, contudo é sabido que fatores genéticos tem papel importante no quadro. Uma das hipóteses aceitas seria a combinação de vulnerabilidade genética e exposição precoce a fatores ambientais ainda não determinados. Há registros atuais do aumento do numero de casos na ultima década, que pode ser decorrente da mudança de critérios diagnósticos e da maior informação da população geral, associado a um aumento de fato no numero de casos.

O diagnostico do TEA é realizado baseado na observação dos sintomas característicos, entrevista com familiares e educadores envolvidos, avaliação neuropsicológica, avaliando linguagem e interação social e avaliação orgânica, determinando o grau de funcionamento e gravidade do quadro.

O tratamento do TEA é multidisciplinar, envolvendo medicação, terapia psicoeducacional, comportamental, fonoaudiológica e orientação familiar.

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