gratular

Corpo Clínico

Raul de Castro Alves Nepomuceno

Biografia

Raul de Castro Alves Nepomuceno

Raul de Castro Alves Nepomuceno é médico formado pela Universidade Federal do Ceará(2004) , com residência médica em Psiquiatria realizada no Hospital de Saúde Mental Frota Pinto( Messejana).Sempre pensando em oferecer a  abordagem mais completa ao seu  paciente, passou  a atuar também como Terapeuta Cognitivo-Comportamental no seu consultório. Durante 04 anos ministrou o módulo de dependência química na especialização de Terapia Cognitivo- Comportamental da UNICHRISTUS. Posteriormente fez a pós -graduação em Dependência química pela UNIFESP, tendo trabalhado em clínica de reabilitação para adictos e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS -AD) . Desde 2012 vem participando da vida acadêmica ,como preceptor da residência de Psiquiatria e mais recentemente também  da Residência de Medicina e Comunidade. A partir de fevereiro de 2019,vem desenvolvendo atividades como professor da faculdade de Medicina da UNICHRISTUS , onde  foi preceptor do internato do curso de Medicina dessa mesma instituição entre 2013 e 2017.Em 2018 , terminou um curso de formação em Terapia do Esquema  o qualificando ainda mais para atender pacientes com transtornos psiquiátricos  considerados de difícil tratamento em saúde mental. Realiza atendimento em consultório particular e público , atendendo pacientes de faixa etária de adolescente maior, adultos e idosos. Finalizando ,em janeiro de 2019 passou a integrar a  equipe de profissionais qualificados da clínica Gratular oferecendo aos seus pacientes consulta psiquiátrica e terapia  da abordagem cognitivo-comportamental.

TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL

A Terapia cognitiva também conhecida como Terapia Cognitiva -Comportamental foi proposta inicialmente por Aaron Beck, no início da década de 1960, para tratamento da depressão. Posteriormente, a Terapia Cognitiva foi estendida para o tratamento de Transtornos de Ansiedade, Transtornos alimentares, Transtornos de personalidade, dependência química, Transtorno obsessivo-compulsivo, Fobia social e específicas, Transtorno de Pânico, Agorafobia , disfunções sexuais., jogo patológico, Trasntorno Bipolar e outros.  Seu foco de atenção é atividade mental consciente ou pré-consciente( pensamentos atomáticos, crenças e suas consequências: emoções, comportamentos ou reações físicas). A Terapia Cogntiva -Comportamental também utiliza na sua prática clínica muitos conceitos e técnicas da Terapia Comporatmental(TC). Os principais fundamentos teóricos da TC são: condicionamento respondente( reflexo condicionado de Pavlov), comportamento operante de skinner e aprendizagem social de Bandura.

TERAPIA DO ESQUEMA

A terapia do esquema é uma proposta de terapia inovadora e integradora, desenvolvida por Jeffrey Young e colegas, que amplia significativamente os tratamentos e conceitos cognitivos-comportamentais tradicionais .A terapia do esquema,  também representa uma contribuição relevante na abordagem dos Transtornos de Personalidade. Seu principal foco de atenção é a emoção.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial