gratular
SERVIÇOS
Atendimento Clínico Psiquiátrico Em Todas As Subespecialidades
O psiquiatra é o médico habilitado para diagnosticar, tratar e acompanhar os transtornos do pensamento, do humor, da personalidade e do comportamento, buscando promover saúde física, mental, cognitiva, social, afetiva para que possa ser restabelecido o bem-estar individual e social do paciente. A psiquiatria tem como subespecialidades a Psiquiatria Infantil, a Psicogeriatria e a Psiquiatria Forense.
Pronto-Atendimento Em Psiquiatria
Sabendo que a doença psiquiátrica é marcada por surtos, O nosso pronto-atendimento estará a posto para atender a pacientes em primeiro surto ou episódio agudo da doença, ou ainda a pacientes já em tratamento, que desenvolvem crises e agudizações, motivadas por inúmeros fatores, como luto, problemas familiares, problemas laborais, acadêmicos, afetivos, ou mesmo pela ausência de medicação ou intolerância aos efeitos dos medicamentos já em uso. O pronto-atendimento psiquiátrico se constitui de um atendimento ambulatorial, não possuindo ainda serviço de emergência, como leitos de observação e aplicação de medicações injetáveis.
Interconsulta Psiquiátrica Em Hospital Geral
Sabe-se que em um hospital clínico pode haver pacientes internados por problemas clínicos, que podem necessitar de atendimento especializado em psiquiatria, psicologia ou enfermagem psiquiátrica. Pacientes com transtornos psiquiátricos também podem apresentar problemas clínicos e precisar de atendimento em hospital geral. Nesses casos, um profissional da Gratular estará à disposição para se deslocar até o hospital e atender o paciente.
Link
Sobreaviso Psiquiátrico 24h Com Atendimento Domiciliar
A Gratular possui equipe de médicos psiquiatras e técnicos de enfermagem de sobreaviso à disposição de nossos clientes para realizar atendimento em domicílio ou em ambiente externo. Entre em contato através do nosso Whatsapp.
Tratamento para Depressão com Cetamina
O tratamento com cetamina para pacientes com o diagnóstico de Depressão com Risco de Suicídio já foi aprovado pelo FDA nos Estados Unidos, na sua forma nasal (escetamina), já foi aprovada pela ANVISA. Entretanto, está sendo usada de forma clínica em vias endovenosa e subcutânea, com respostas superiores a surpreendentes. Entretanto, torna-se fundamental ressaltar que o tratamento com cetamina é um procedimento medico especializado e somente deve ser indicado por um médico habilitado para tal.
O procedimento consiste em uma aplicação subcutânea de cetamina em doses microanestésicas, sob a orientação de um médico psiquiatra e/ou um anestesista em ambiente com monitorização. A aplicação de cetamina pode ser realizada ambulatorialmente ou com o paciente internado. A cetamina é um tratamento promissor para a depressão. As taxas de resposta de um tratamento com cetamina giram em torno de 60 a 80% (diferente dos 30% dos antidepressivos tradicionais).
Saiba mais
Educação Continuada Na Área De Saúde Mental À População
Além da constante atualização profissional, nós da Gratular estaremos sempre promovendo palestras, workshops e simpósios, afim de que todo o conhecimento na [área da saúde mental se propague náo s[o aos profissionais da saúde, como também dos próprios pacientes, cuidadores e familiares.
Neuropsicologia
A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que estuda os processos cerebrais e suas interações com o comportamento humano. O neuropsicólogo pode atuar com avaliação neuropsicológica e reabilitação.
A avaliação neuropsicológica é a ferramenta utilizada para investigar as funções cognitivas e as emoções, e relacioná-las ao comportamento. São realizadas diversas atividades com o paciente (perguntas e respostas, desenhos, trabalhos manuais, jogos, etc.) para investigar funções como atenção, memória, linguagem, habilidades numéricas, capacidade de planejamento, entre outras. Os resultados da avaliação irão indicar as áreas preservadas e o que está com déficits, com indicações dos tratamentos necessários. Dentre os tratamentos, pode ser necessária a reabilitação neuropsicológica. Esse procedimento visa melhorar a qualidade de vida do paciente, auxiliando na adaptação em relação às funções que estão em déficit.
São realizadas atividades de acordo com cada caso, sendo um processo personalizado. Pessoas com dificuldades de atenção, memória, para se comunicar, de fazer cálculos, leitura, expressar emoções, dificuldade na interação com outras pessoas, suspeita de transtorno do espectro do autismo, Alzheimer, demência, após acidente vascular encefálico, entre outras, deve procurar uma avaliação neuropsicológica.
Psicoterapia
A psicoterapia sob o enfoque da Abordagem Centrada na Pessoa é pautada no pensamento do francês Merleau-Ponty, e a Fenomenologia contribui para um olhar clínico que compreende o caráter indissociável do sujeito com o mundo, quebrando com as visões dicotômicas do humano, como “interno e externo” e “corpo e mente”. Considera-se a pessoa como um todo e perpassada por experiências subjetivas e ambíguas. Assim, no contexto clínico, o psicoterapeuta deve buscar se aproximar do mundo do outro para facilitar o processo do cliente de entrar em contato com suas experiências e, assim, trabalhar suas questões.
A psicoterapia sob o enfoque da Análise do Comportamento é uma abordagem da Psicologia que entende o indivíduo como um todo, analisando suas relações e buscando compreender como tais relações se estabeleceram e porque ocorrem no presente. O analista do comportamento pode atuar na área clínica, educacional, organizacional/ trabalho, hospitalar, entre outras, realizando avaliações funcionais e planejando intervenções. A avaliação funcional é uma das ferramentas-chave para o psicólogo analista do comportamento, pois é a partir dela que se faz possível investigar as causas para um comportamento estar ocorrendo. Para essa abordagem, um comportamento é qualquer interação do indivíduo com o seu ambiente, de forma que sentimentos, pensamentos, emoções e sonhos são estudados e analisados enquanto comportamentos. A postura do terapeuta é ativa, de forma que pode realizar intervenções durante o atendimento.
Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional é um tratamento de saúde que se utiliza de atividades dirigidas, objetivando estimular, desenvolver e/ou reabilitar habilidades de cunho perceptivo, cognitivo, sensório – motor, emocional e social. Após uma avaliação do paciente, é traçado o plano de tratamento visando trabalha os problemas identificados e melhorar consequentemente o desempenho nas atividades cotidianas (alimentação, vestuário, higiene e locomoção) e instrumentais (trabalho, escola, atividades sociais, etc). Somente após a avaliação do indivíduo é que são selecionadas as atividades específicas para cada caso. A atuação é em todas as áreas da saúde, prevenindo e/ou tratando e, ainda, todos os grupos etários com diagnóstico de doenças agudas ou crônicas. Na Gratular, será atendido paciente com dificuldades sensório motor (Parkinson, lesão de nervos ou trauma (MMSS), AVC…), com deficiência mental, TDAH, dificuldades de atenção e concentração, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor (bebês), dificuldades escolares (padrão de escrita, incoordenação em atividades finas), dificuldade de aprendizagem, dificuldade de memória e concentração (secundário a depressão, transtorno de estresse, de ansiedade ou não) demências no idoso (senil, vascular, Alzheimer…), dentre outros.