gratular

SERVIÇOS

Atendimento Clínico Psiquiátrico Em Todas As Subespecialidades

Atendimento Clínico Psiquiátrico Em Todas As Subespecialidades

O psiquiatra é o médico habilitado para diagnosticar, tratar e acompanhar os transtornos do pensamento, do humor, da personalidade e do comportamento, buscando promover saúde física, mental, cognitiva, social, afetiva para que possa ser restabelecido o bem-estar individual e social do paciente. A psiquiatria tem como subespecialidades a Psiquiatria Infantil, a Psicogeriatria e a Psiquiatria Forense.

Saiba Mais

Pronto-Atendimento Em Psiquiatria

Sabendo que a doença psiquiátrica é marcada por surtos, O nosso pronto-atendimento estará a posto para atender a pacientes em primeiro surto ou episódio agudo da doença, ou ainda a pacientes já em tratamento, que desenvolvem crises e agudizações, motivadas por inúmeros fatores, como luto, problemas familiares, problemas laborais, acadêmicos, afetivos, ou mesmo pela ausência de medicação ou intolerância aos efeitos dos medicamentos já em uso. O pronto-atendimento psiquiátrico se constitui de um atendimento ambulatorial, não possuindo ainda serviço de emergência, como leitos de observação e aplicação de medicações injetáveis.


Interconsulta Psiquiátrica Em Hospital Geral

Sabe-se que em um hospital clínico pode haver pacientes internados por problemas clínicos, que podem necessitar de atendimento especializado em psiquiatria, psicologia ou enfermagem psiquiátrica. Pacientes com transtornos psiquiátricos também podem apresentar problemas clínicos e precisar de atendimento em hospital geral. Nesses casos, um profissional da Gratular estará à disposição para se deslocar até o hospital e atender o paciente.


Sobreaviso Psiquiátrico 24h Com Atendimento Domiciliar

A Gratular possui equipe de médicos psiquiatras e técnicos de enfermagem de sobreaviso à disposição de nossos clientes para realizar atendimento em domicílio ou em ambiente externo. Entre em contato através do nosso Whatsapp.


Equipe Especializada Em Emergências Psiquiátricas Com Atendimento Em Ambiente Extra-Consultório

A Gratular não apresenta ainda estrutura para atendimento de emergências psiquiátricas. Sabemos que, nesses casos, o internamento psiquiátrico só deve ser realizado quando se esgotarem todas as estratégias de manutenção do paciente sob os cuidados da família em domicílio. A Gratular oferece uma alternativa de tratamento para situações de emergências psiquiátricas.
Possuímos equipe de enfermagem e médico capacitados para lidar com situações de pacientes em agitação intensa, com risco contra si e terceiros. A equipe possui experiência em conter o paciente para que seja administrada a medicação prescrita pelo psiquiatra, podendo manter visitas domiciliares agendadas, a fim de acompanhar a melhora do paciente e objetivando a remissão dos sintomas e a recuperação clínica, trazendo tranquilidade e segurança ao paciente e sua família.


Educação Continuada Na Área De Saúde Mental À População

Além da constante atualização profissional, nós da Gratular estaremos sempre promovendo palestras, workshops e simpósios, afim de que todo o conhecimento na [área da saúde mental se propague náo s[o aos profissionais da saúde, como também dos próprios pacientes, cuidadores e familiares.


Fonoaudiologia

Fonoaudiologia é a área da ciência que estuda a comunicação humana através da voz, da fala, da linguagem e da audição, bem como o desempenho de funções vitais como: sucção, respiração, mastigação e deglutição (o ato de engolir). O fonoaudiólogo é responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) dos distúrbios e alterações de fala, linguagem, voz, audição, aprendizagem e deglutição, além de atuar no aperfeiçoamento dos padrões de fala e voz.
No que se refere ao sistema miofuncional orofacial, atua na prevenção e promoção da saúde relacionado às funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala nos ciclos da vida, abrangendo o desenvolvimento desde o nascimento com habilitação das funções alimentares (sucção e deglutição) até o processo natural de envelhecimento com a reabilitação da deglutição em idosos com disfagia. O fonoaudiólogo atua nas maternidades com atendimento de bebês prematuros e realizando o teste da linguinha em recém-nascidos. O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar. É importante que o bebê faça o exame o mais cedo possível, preferencialmente no primeiro mês de vida, para que se descubra, com a maior antecedência, se tem língua presa, evitando dificuldades na amamentação, possível perda de peso e, principalmente, o desmame precoce, com introdução desnecessária da mamadeira. Na gratular, será realizado o teste da linguinha em bebês juntamente com orientações sobre a amamentação e serão atendidos pacientes com alterações da fala e linguagem, má oclusão dentária, posicionamento incorreto da língua, atraso na fala, troca de letras, dificuldade de amamentação, disfagia (dificuldade de engolir), insuficiência velofaríngea (fenda palatina), respiração oral, seletividade alimentar e alterações em uma das funções estomatognáticas (mastigação, sucção, deglutição e respiração).


Neuropsicologia

A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que estuda os processos cerebrais e suas interações com o comportamento humano. O neuropsicólogo pode atuar com avaliação neuropsicológica e reabilitação.
A avaliação neuropsicológica é a ferramenta utilizada para investigar as funções cognitivas e as emoções, e relacioná-las ao comportamento. São realizadas diversas atividades com o paciente (perguntas e respostas, desenhos, trabalhos manuais, jogos, etc.) para investigar funções como atenção, memória, linguagem, habilidades numéricas, capacidade de planejamento, entre outras. Os resultados da avaliação irão indicar as áreas preservadas e o que está com déficits, com indicações dos tratamentos necessários. Dentre os tratamentos, pode ser necessária a reabilitação neuropsicológica. Esse procedimento visa melhorar a qualidade de vida do paciente, auxiliando na adaptação em relação às funções que estão em déficit.
São realizadas atividades de acordo com cada caso, sendo um processo personalizado. Pessoas com dificuldades de atenção, memória, para se comunicar, de fazer cálculos, leitura, expressar emoções, dificuldade na interação com outras pessoas, suspeita de transtorno do espectro do autismo, Alzheimer, demência, após acidente vascular encefálico, entre outras, deve procurar uma avaliação neuropsicológica.


Nutrição

A nutrição clínica funcional é uma forma contemporânea de abordar a ciência da nutrição e tem como propósito avaliar a interação do organismo com o alimento e o processo da nutrição. É preciso nutrir o organismo adequadamente, isto é, orientar a ingestão adequada de alimentos, em quantidade e qualidade, afim de que ele receba todos os nutrientes essenciais ao seu bom funcionamento e ainda garantir que estes alimentos sejam bem digeridos, absorvidos e utilizados. Este processo é fundamental para determinar o melhor estado físico, mental e emocional.


Psicoterapia

A psicoterapia sob o enfoque da Abordagem Centrada na Pessoa é pautada no pensamento do francês Merleau-Ponty, e a Fenomenologia contribui para um olhar clínico que compreende o caráter indissociável do sujeito com o mundo, quebrando com as visões dicotômicas do humano, como “interno e externo” e “corpo e mente”. Considera-se a pessoa como um todo e perpassada por experiências subjetivas e ambíguas. Assim, no contexto clínico, o psicoterapeuta deve buscar se aproximar do mundo do outro para facilitar o processo do cliente de entrar em contato com suas experiências e, assim, trabalhar suas questões.
A psicoterapia sob o enfoque da Análise do Comportamento é uma abordagem da Psicologia que entende o indivíduo como um todo, analisando suas relações e buscando compreender como tais relações se estabeleceram e porque ocorrem no presente. O analista do comportamento pode atuar na área clínica, educacional, organizacional/ trabalho, hospitalar, entre outras, realizando avaliações funcionais e planejando intervenções. A avaliação funcional é uma das ferramentas-chave para o psicólogo analista do comportamento, pois é a partir dela que se faz possível investigar as causas para um comportamento estar ocorrendo. Para essa abordagem, um comportamento é qualquer interação do indivíduo com o seu ambiente, de forma que sentimentos, pensamentos, emoções e sonhos são estudados e analisados enquanto comportamentos. A postura do terapeuta é ativa, de forma que pode realizar intervenções durante o atendimento.


Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional é um tratamento de saúde que se utiliza de atividades dirigidas, objetivando estimular, desenvolver e/ou reabilitar habilidades de cunho perceptivo, cognitivo, sensório – motor, emocional e social. Após uma avaliação do paciente, é traçado o plano de tratamento visando trabalha os problemas identificados e melhorar consequentemente o desempenho nas atividades cotidianas (alimentação, vestuário, higiene e locomoção) e instrumentais (trabalho, escola, atividades sociais, etc). Somente após a avaliação do indivíduo é que são selecionadas as atividades específicas para cada caso. A atuação é em todas as áreas da saúde, prevenindo e/ou tratando e, ainda, todos os grupos etários com diagnóstico de doenças agudas ou crônicas. Na Gratular, será atendido paciente com dificuldades sensório motor (Parkinson, lesão de nervos ou trauma (MMSS), AVC…), com deficiência mental, TDAH, dificuldades de atenção e concentração, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor (bebês), dificuldades escolares (padrão de escrita, incoordenação em atividades finas), dificuldade de aprendizagem, dificuldade de memória e concentração (secundário a depressão, transtorno de estresse, de ansiedade ou não) demências no idoso (senil, vascular, Alzheimer…), dentre outros.


Teste Farmacogenético

O exame que avalia o Sistema Nervoso Central é dirigido para todas as pessoas em tratamento com medicamentos que apresentam ineficácia e/ou efeitos colaterais e para aquelas que vão iniciar um tratamento para: Depressão, TDAH, Transtorno Bipolar, Transtornos de Ansiedade, Síndrome do Pânico, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Esquizofrenia, Insônia, Dor Crônica, Alzheimer, Parkinson e Depressão pós-parto. O Teste analisa genes que interferem no metabolismo, resposta e toxidade dos medicamentos, informando como eles vão se comportar no seu organismo. Cerca de 50% dos pacientes que iniciam um tratamento medicamentoso acabam não tendo resultados eficazes no curto prazo ou tendo algum tipo de reação prejudicial à sua saúde. O teste permite maior eficácia e assertividade dos tratamentos, por relacionar a genética de cada pessoa a ação dos medicamentos no organismo. São analisados 79 medicamentos e 25 genes individuais. O resultado desta análise mostra quais medicamentos são os mais indicados para o uso em cada pessoa, os que não devem surtir o efeito esperado, assim como quais devem ter suas doses alteradas e serem usados com atenção. Importante: o acompanhamento médico é de extrema importância, pois é o médico quem vai determinar o tratamento mais adequado para o seu caso após o diagnóstico ou após a avaliação do seu histórico clínico e genético.


Saiba Mais

Direção Clínica

Dra. Gisele Serpa – Psiquiatria Clínica e Forense
CRM 11298 – RQE 5761- RQE 8081